Umberto Eco

O italiano Umberco Eco é reconhecido internacionalmente por suas atividades como escritor, filósofo, semiólogo e linguista. Formado pela Universidade de Turim em 1954, começou a sua carreira como filósofo sob a orientação de Luigi Pareyson, dedicando seus primeiros trabalhos ao estudo da estética medieval, sobretudo aos textos de S. Tomás de Aquino. 

A partir da década de 1960, Eco passa a estudar as relações entre a poética contemporânea e a pluralidade de significados, produzindo a coletânea de ensaios Obra aberta (1962), além de dedicar-se ao estudo da cultura de massa (por meio dos ensaios contidos no livro Apocalípticos e integrados, de 1964), em que defende um novo olhar sobre a cultura de massa.

Nos anos 1970 e 80, Eco trata quase que exclusivamente da semiótica, período em que procura definir seus limites de pesquisa e também fornecer uma nova compreensão da disciplina, com base em filósofos como Immanuel Kant e Charles Sanders Peirce. Seus estudos na área o tornaram titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de Ciências Humanas na Universidade de Bolonha.

Além da carreira universitária, Eco notabilizou-se ainda como romancista. Escreveu cinco obras desse gênero, todas aclamadas pela crítica, o que o colocou em posição de destaque no cenário acadêmico e literário. Entre esses trabalhos destacam-se: O Nome da Rosa e O Pêndulo de Foucault. Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou recentemente N’Espérez pas vous Débarrasser des Livres (Não Espere se Livrar dos Livros), ainda inédito no Brasil. Seu último trabalho ficcional foi O Cemitério de Praga, de 2011. (Kb)

Publicações (Romances)

  • O Nome da Rosa (Il nome della rosa, 1980) (Prêmio Médicis, livro estrangeiro na França)
  • O Pêndulo de Foucault (Il pendolo di Foucault,1988)
  • A Ilha do Dia Anterior (L’isola del giorno prima, 1994)
  • Baudolino (Baudolino, 2000)
  • A misteriosa chama da rainha Loana (La misteriosa fiamma della regina Loana 2004)
  • O Cemitério de Praga (Il cimitero di Praga), 2011

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis.

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *