Os Nossos Antepassados – Ítalo Calvino

“Os nossos Antepassados” é uma reunião de três textos de Calvino:

“O visconde partido ao meio”, que é sobre um homem dividido aspirando a realização plena, além das mutilações impostas pela sociedade.

“O barão nas árvores”. Como o próprio nome sugere, trata-se de um barão que decide morar em uma árvore.

“O Cavaleiro inexistente”. Este foi inclusive o primeiro livro de li de Calvino, que fala de um cavaleiro da Corte de Carlos Magno cuja essência é uma armadura vazia.

São três textos leves e bem-humorados, e trabalham um estilo que eu adoro que é o realismo fantástico. O realismo fantástico é uma forma de expressão literária extremamente poderosa e libertária, como nos movimentos modernistas, a realidade se refaz em outros olhos criando cenários, relações, personagens que se desvinculam de qualquer senso e ao mesmo tempo os criticam em uma espécie de metalinguagem surreal (não sei se existe este termo).

Estes textos inclusive marcam a saída do estilo neorrealista de Calvino em detrimento à esta vertente literária. Quando se mudou para Paris, em 1967, foi duramente criticado pelos seus colegas italianos, não só por ter deixado a Itália como também abandonado o comunismo, mas acredito que a opção pelo realismo mágico tenha sido mais contundente, pois era considerada uma corrente muito excêntrica pelos seus pares.

As artes têm muito disso, eventualmente se prendem em conceitos que soam como uma espécie de verdade absoluta, foi o que aconteceu com a prosa poética quando surgiu na França no século XIX.

A prosa francesa era tão presa a regras e normas que impedia qualquer desvio de sua estrutura. Foi quando surgiu a poesia em prosa considerada uma quebra nestes padrões rígidos. E diga -se de passagem que a prosa poética é bem evidente em alguns textos de Calvino, como “As cidades invisíveis”.

E a literatura como as artes não é basicamente isso? Quebrar suas próprias regras e se reescrever constantemente?

Para baixar mais livros do Ítalo Calvino, acesse este link, lá estão mais nove livros do autor, incluindo “As cidades invisíveis”.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis.

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *