Bestiário – Júlio Cortázar

Bestiário de Cortázar é uma antologia de sete contos. Seu primeiro livro de contos.

“Escrevi esses contos sentindo sintomas neuróticos que me molestavam.”

Toda escrita, toda boa escrita, vem de raízes profundas que arranca pequenos ossos dos crânios dos escritores quando descem para o papel. É uma necessidade, e o processo de formação da cria te suga todo o sangue e ao parir já deixou o dono seco. É um parto árido.

Muitos escritores concordariam com o texto acima, um deles certamente seria Cortázar. Os seus textos navegam no que se chamou de realismo mágico, um surrealismo de letras e um bom representante é a Casa Tomada.

No conto, a casa vai aos poucos sendo absorvida por algo que não fica claro para o leitor.

Um casal de irmãos, um homem e uma mulher apenas sentem uma presença. Pode ser um barulho, um móvel caído. Sinais de que aquele canto da casa não mais lhes pertence.

A irmã tece seu tricô incessantemente, quase que de forma compulsiva. Ele ainda sai, faz compras. E a casa aos poucos vai revelando mais barulhos, mais sinais. Portas são fechadas e sua parte dominada é amputada.

Somente uma porta de carvalho parece resistir à investida do dominador invisível. Até que por fim sede a pressão do intocável.  A eles só resta fugir.

Dentro deste surrealismo, os outros contos são tão impressionantes e envolventes quanto.

O conto que leva o título do livro, uma garota passa férias em uma casa onde todos precisam se adaptar à feroz presença de um tigre ameaçador.

Na verdade, a presença do tigre é mais um delimitador de espaços que uma fera presente.

O tigre está onde eles não podem ir, as crianças principalmente. Pode ser uma metáfora para o autoritarismo talvez?

Esta é uma face do Cortázar que atrai muitos leitores, seus contos podem ser repletos de interpretações. O que será o oculto? O que será o explicito, será realmente explicito?

Quem lê Cortázar tem apetite pelo mistério, não o dos policiais, mas o das entrelinhas. É como ler um puzzle, onde não há uma resposta no fim do livro, só mais perguntas.

Mais sobre o Cortázar.

Abaixo o livro para baixar. Divirta-se!

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis.

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *