Fernando Morais

Jornalista, político e escritor, Fernando Morais construiu sua obra literária produzindo biografias e grandes reportagens, que acabaram se transformando em livros de grande aceitação, como a vida de Olga Benário, Assis Chateaubriand e Paulo Coelho. Seu primeiro sucesso editorial foi A Ilha, relato de uma viagem do autor a Cuba em plena ditadura militar, trabalho que lhe deu a oportunidade de trocar as redações pela vida de escritor.

Pesquisador dedicado e exímio no tratamento de textos, o autor começou sua carreira no jornalismo profissional em São Paulo, aos 18 anos, tendo trabalhado nas redações de veículos importantes da imprensa, como a revista Veja, os jornais Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde, a TV Cultura e o portal IG. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril.

Ainda na década de 1980, ingressou na área política, tendo sido deputado estadual por oito anos e secretário de Cultura (1988-1991) e de Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo, nos governos de Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho. (Kb)

Principais obras

  • A Ilha (1976) – A reportagem sobre Cuba tornou-se um dos maiores sucessos editoriais brasileiros na época e se converteu num ícone da esquerda brasileira nos anos 70. A obra foi reeditada e ampliada em 2001, passando a incluir um caderno de fotos e um prefácio em que Morais apresenta suas impressões sobre a ilha 25 anos depois da primeira viagem.
  • Olga (1985, reeditada em 1994) – Narra a trajetória trágica de Olga Benário, amante do líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, presa e deportada pelo governo de Getúlio Vargas e morta na Alemanha nazista.
  • Chatô, o Rei do Brasil (1994) – Biografia de Assis Chateaubriand, dono de um império jornalístico no século XX.
  • Corações Sujos (2000) – Narrativa que reconstitui a aventura da Shindo Renmei, associação nacionalista de origem japonesa que atacava imigrantes japoneses radicados no Brasil, nos anos 1940.
  • Cem Quilos de Ouro (2003) – Coletânea de 12 reportagens publicadas nas décadas de 1970 e 1990.
  • Na Toca dos Leões (2005) – Livro que trata da vida dos fundadores da agência de propaganda W/Brasil.
  • Montenegro, as aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil (2006) – Biografia de Casimiro Montenegro Filho, o Marechal Montenegro, pioneiro da aviação e revolucionário de 1930 e criador o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
  • O Mago (2008) – Biografia do escritor Paulo Coelho.
  • Os Últimos Soldados da Guerra Fria (2011) – Livro sobre agentes secretos de Cuba nos Estados Unidos.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis.

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *