Fernando Morais

Jornalista, político e escritor, Fernando Morais construiu sua obra literária produzindo biografias e grandes reportagens, que acabaram se transformando em livros de grande aceitação, como a vida de Olga Benário, Assis Chateaubriand e Paulo Coelho. Seu primeiro sucesso editorial foi A Ilha, relato de uma viagem do autor a Cuba em plena ditadura militar, trabalho que lhe deu a oportunidade de trocar as redações pela vida de escritor.

Pesquisador dedicado e exímio no tratamento de textos, o autor começou sua carreira no jornalismo profissional em São Paulo, aos 18 anos, tendo trabalhado nas redações de veículos importantes da imprensa, como a revista Veja, os jornais Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde, a TV Cultura e o portal IG. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril.

Ainda na década de 1980, ingressou na área política, tendo sido deputado estadual por oito anos e secretário de Cultura (1988-1991) e de Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo, nos governos de Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho. (Kb)

Principais obras

  • A Ilha (1976) – A reportagem sobre Cuba tornou-se um dos maiores sucessos editoriais brasileiros na época e se converteu num ícone da esquerda brasileira nos anos 70. A obra foi reeditada e ampliada em 2001, passando a incluir um caderno de fotos e um prefácio em que Morais apresenta suas impressões sobre a ilha 25 anos depois da primeira viagem.
  • Olga (1985, reeditada em 1994) – Narra a trajetória trágica de Olga Benário, amante do líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, presa e deportada pelo governo de Getúlio Vargas e morta na Alemanha nazista.
  • Chatô, o Rei do Brasil (1994) – Biografia de Assis Chateaubriand, dono de um império jornalístico no século XX.
  • Corações Sujos (2000) – Narrativa que reconstitui a aventura da Shindo Renmei, associação nacionalista de origem japonesa que atacava imigrantes japoneses radicados no Brasil, nos anos 1940.
  • Cem Quilos de Ouro (2003) – Coletânea de 12 reportagens publicadas nas décadas de 1970 e 1990.
  • Na Toca dos Leões (2005) – Livro que trata da vida dos fundadores da agência de propaganda W/Brasil.
  • Montenegro, as aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil (2006) – Biografia de Casimiro Montenegro Filho, o Marechal Montenegro, pioneiro da aviação e revolucionário de 1930 e criador o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
  • O Mago (2008) – Biografia do escritor Paulo Coelho.
  • Os Últimos Soldados da Guerra Fria (2011) – Livro sobre agentes secretos de Cuba nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *