13 livros online de Dostoiévski

O que faz uma morte, duas, mais? O que faz senhor Dostoiévski?

O que faz um crime, nos tostões à mais. A miséria é maior que a sanidade?

Mika não vivia na miséria, não absoluta. Vivia sim uma necessidade de ser superior, de poder matar.

Todo crime tem seu castigo, não só sob a judice da lei, mas também no julgamento da consciência.

Navegar pela mente do personagem, pela mente de alguém que cometeu um crime. Crime cujo motive se perde na escuridão do seu racional, cada vez mais raro.

Este foi o grande feito de Dostoievski em Crime e Castigo. Ser tão magistral na formação psicológica de seu personagem, não só em neste romance, mas em toda sua obra, que chegou a influenciar Freud em suas teorias.

 

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski

 

Sua explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio.

Seus textos são chamados por isso de “romances de ideias”, pela retratação filosófica e atemporal dessas situações.

O modernismo literário e várias escolas da teologia e psicologia foram influenciados por suas ideias.

Seu último romance, Os Irmãos Karamazov, foi considerado por Sigmund Freud como o melhor romance já escrito.

Perigoso, segundo Josef Stálin, até 1953 o currículo soviético para estudos universitários sobre o escritor o classificava como “expressão da ideologia reacionária burguesa individualista”.

Dostoiévski foi detido e preso em 23 de abril de 1849 por participar de um grupo intelectual revolucionário chamado Círculo Petrashevski, sob acusação de conspirar contra o Nicolau I da Rússia.

Em 23 de abril de 1849, ele e os outros membros do Círculo foram presos. Depois de oito meses na Fortaleza de Pedro a sentença de morte por fuzilamento foi anunciada.

Em 23 de dezembro, os membros foram levados ao lugar da execução. Todos foram amarrados aos postes em frente ao pelotão. Dostoiévski estava entre eles.

Antes dos tiros serem disparados, chegou uma ordem do Czar para que a pena fosse comutada para prisão com trabalhos forçados e exílio.

Mais tarde eles souberam que a ordem havia sido assinada há dias, mas que o czar exigira a falsa execução como uma punição a mais.

Dostoiévski recebeu os grilhões e partiu para o exílio na noite de Natal. Todos esses fatos foram contados pelo escritor em uma carta a seu irmão Mikhail Dostoiévski, na qual ele faz várias referências à obra “Os Últimos Dias de um Condenado à Morte”, de Victor Hugo.

Abaixo, 12 obras de Fiódor. Clique, baixe e leia.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis. Antes de se cadastrar, leia a política de privacidade do site Clique aqui

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *