Robinson Crusoé, de Daniel Defoe

O que você levaria para uma ilha deserta?

Esta pergunta todo mundo se fez pelo menos uma vez. Viver isolado, separado do mundo, salvo à própria sorte.

Esta é a história de Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. Após um naufrágio o marujo Crusoé se vê sozinho em uma ilha, dependendo de si mesmo para sobreviver. Os poucos recursos o obrigam a improvisar.

Cada dia e um desafio, os desafios aos poucos são vencidos e os dias se tornam meses que se tornam anos.

Ele se torna um bom marceneiro, planta seus alimentos e chega a ter um pequeno rebanho de cabras.

O livro narrado e primeira pessoa fala da vida deste náufrago, que depois de anos salva um selvagem de ser morto por canibais e o az seu criado, chamando-o de sexta feira, o dia que ele foi salvo.

E assim ele vive 28 anos.

 

A vida real

O romance do escritor inglês Daniel Defoe foi baseado em uma história real. A inspiração veio da vida do corsário escocês Alexander Selkirk, que naufragou no Pacífico.

Em 1704 Selkirk participava de uma expedição liderada por William Dampier. Esta expedição não tinha razões nobres, a intenção era saquear navios espanhóis na América do Sul.

O navio havia aportado na ilha de Juan Fernandez, na costa do Chile e preparava-se para retornar à Inglaterra com a pilhagem. Como o navio estava avariado e o capitão insistia em voltar, Selkirk pediu para ficar sozinho na ilha.

Seu medo tinha fundamentos, o navio afundou algumas milhas depois, quase todos morreram.

Ao contrário de Crusoé, ele ficou lá por quatro anos e contava com alguns mantimentos deixados pelos seus companheiros, cabras e uma velha cabana.

Não foram 28 anos como no livro, o escocês sobreviveu até 1709, quando Dampier navegava de novo pela região e o resgatou.

A história do náufrago ficou famosa na Inglaterra após ser contada no folhetim ‘The Englishman’, em 1711. Defoe escreveu ‘Robinson Crusoé’ em 1719, e a história ganhou fama mundial.

E agora, está aqui, para baixar gratuitamente. Leia e divirta-se.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis. Antes de se cadastrar, leia a política de privacidade do site Clique aqui

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *