Leitores adolescentes são tão críticos quanto os adultos

A culpa é das estrelas, divergente e o mais famoso de todos e com certeza o que agrupa o maior número de fãs: Harry Potter. O que todos estes livros têm em comum fora o fato de ser literatura de jovens?

Eles são bem escritos, pois ao contrário do que muitos acreditam o povo jovem tem uma opinião bem formada do que gostam e não se deixam levar por críticas ou fama de best-sellers premiados. Este mercado é bem exigente e está crescendo e arregimentando um grupo de fiéis cada vez maiores. Os adolescentes não engolem qualquer coisa, acreditem, se não gostam a obra tem uma vida curta.

A autora portuguesa Ana Maria Ramos, que participou do seminário Internacional de Literatura Infanto-juvenil realizado em Santa Catarina, falou sobre o tema e de como o mercado brasileiro está crescendo entre os adolescentes. Você pode ler a entrevista feita pelo “Noticias do dia” na integra aqui.

O mais importante de se notar neste público, tenho uma filha devoradora de livros e posso falar com certa propriedade, é a fidelidade aos autores e as histórias. Eles não procuram grandes significados da vida, frases excepcionais, dramas insolúveis, o que eles querem é o reflexo do seu cotidiano, eles gostam de migrar da realidade onde vivem e rever os seus questionamentos e ansiedades refletidos nos personagens.

E quando estas necessidades estão entre as páginas de uma boa história, que pode ser até em um universo num futuro improvável, eles gostam e chamam os amigos para lerem estes livros. Minha filha já trouxe para o universo Potter e Divergente (entre outros tantos) diversos colegas que agora curtem e divulgam cada vez mais livros.

Este povo transcendeu as histórias e fábulas que nós pais, contávamos para eles dormirem, foram além, agora procuram textos que refletem o seu universo e se seguirem esta linha, e tudo indica que vão, serão futuros leitores de Jorge Amado, Saramago e por aí vai.

Acredito que a fase que eles estão passando, a famigerada adolescência, fica mais interessante quando toda àquela confusão de descobertas frustações e guerras hormonais encontra um local onde aportar.

Um ponto para os livros e as cabeças pensantes que estão formando.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis.

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *