A Sangue Frio – Truman Capote

A sangue Frio de Truman Capote é uma obra desconcertante e que descontrói.

Fala do assassinato da família Clutter que vivia em uma cidade até então desconhecida, Holcomb, que entrou na memória de todos pelo horrível massacre.

A cidade fica no interior do Kansas, o tradicionalismo e o conservadorismo fazem parte daquela comunidade. Tudo correto e controlado. Tudo muito americano.

Capote, como um vírus conviveu com aquela cidade por cinco anos, acompanhou a investigação dos crimes, entrevistou amigos e parentes das vítimas.

Ficou, de certa forma, íntimo da cidade.

Chegou a se apaixonar por Perry Smith, um amor com fim trágico. Perry foi executado depois do julgamento.

 

Romance ou jornalismo?

Com esta obra, Capote alegou ter criado um novo estilo literário, o romance de não ficção. Truman era famoso por nunca fazer anotações ou gravações em suas entrevistas, guardava tudo na memória, era o que dizia.

E com sua memória prodigiosa, escreveu o livro. A contragosto da família, que na opinião deles, deu importância demais aos criminosos.

Após publicado o romance e o caso ser resolvido, a cidade lambeu suas feridas e se reconstruiu. Em 2009 foi criado um memorial da família Clutter, com uma placa lembrando a vida da família e a sua importância para aquela sociedade. Como queriam os familiares.

 

This is not America

Capote, com o seu romance real, mergulhou em uma ferida ainda mais profunda que a da família Clutter. Ele mergulhou a fundo no sonho americano.

Até aquele momento, não se podia imaginar uma américa doente, pelo menos para a classe média branca. O mundo rosa e azul celeste dos musicais, da prosperidade, do churrasco no final de semana, das caras limpas (e brancas), do equilíbrio incontestável, nada disso era verdade.

O tapa na cara, veio com sangue. A sangue frio. A sociedade americana era tão profunda quanto uma piscina de bolinhas coloridas.

Por bem ou por mal. Certo ou errado. Truman Capote descobriu a ferida e jogou sal. A América gritou.

A sangue frio é uma obra crua e apaixonada e fria e cruel. Quatro indivíduos de uma família, entre eles duas crianças, foram brutalmente assassinados. Os olhos dos Estados Unidos não eram mais azuis, eram de um vazio sem cor, que os consumia, até então, sem saber.

Abaixo a obra. Sente-se, baixe e leia. Mergulhe, se apaixone, julgue e se perca.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis.

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *