Os Crimes do Mosaico – Giulio Leoni

“Os Crimes do Mosaico” é um thriller onde o protagonista é o escritor Dante Alighieri. Não é incomum personalidades históricas serem personagens de obras de outros escritores.

Na verdade, é um desafio à mais para o escritor. Retratar este personagem histórico requer uma precisão com a realidade. Uma pesquisa da personalidade, um aprofundamento neste protagonista que vai muito além de apenas criar um ser que literalmente veio do nada, ou de partes de pessoas que acabam por compor aquele ente fictício.

No caso do livro, a parte mais divertida é ver que Dante Alighieri era um velho rabugento e até meio parecido com o “House”, personagem interpretado por Hugh Laurie.

O livro trata de vários crimes que aparentemente parecem ser cometidos por uma seita secreta.

Durante a investigação Dante se depara com muitas situações, alguma até sensuais, há uma dançarina em uma taberna que acaba atraindo sua atenção, algo que não aconteceria com Poirot, por exemplo.

 

Romance policial ou histórico?

Usar o escritor Dante Alighieri para contar sua história, foi um ótimo gancho para descrever a Itália de 1300. O que acaba afastando um pouco do enfoque investigativo de um romance policial.

Como o protagonista é um escritor, suas impressões sobre o cotidiano podem ser mais profundas e críticas.

Giulio Leoni se aproveita bem desta pegada, e acaba por literalmente nos levar à aquela parte do tempo com uma fidelidade bem perto do que talvez fosse uma via na idade média.

Em uma hora, enquanto Dante passa pela cidade, uma senhora joga pela janela um balde de excrementos, um hábito naquela época, visto que não havia saneamento básico na idade Média, e que acaba caindo em cima de nosso herói.

Por ser um escritor latino, a história fica mais quente e apaixonante. Dante não é um supercérebro como Sherlock Holmes, apesar de ser extremamente inteligente, comete erros o que humaniza o personagem. Como Dante era um poeta, ele também é passional, um traço de personalidade interessante para m detetive.

Resumo da ópera, o romance vale à pena ser lido, pelo seu personagem e também pela trama.

Abaixo há a versão online para você baixar e ler. Divirta-se!

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis. Antes de se cadastrar, leia a política de privacidade do site Clique aqui

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *